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EDUCACAO EM SAUDE []
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Id:361 - (895)
Autor:Zancan, Lenira; Matida, Álvaro Hideyoshi.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida^ipt / The life story of Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(10):3275-3282, 2015. .
Resumo:O artigo busca refletir sobre a contribuição de Joaquim Alberto Cardoso de Melo (1936-1993) ao campo da Saúde Coletiva relacionando sua trajetória de vida e sua produção científica com questões em seu tempo e que permanecem em debate na atualidade. Contribuição que resultou na produção de novos sentidos para as práticas em saúde, com a compreensão como fenômenos sociais e transdisciplinares. Das conversas com coautores e amigos, e releitura de seus textos, optouse por percorrer sua biografia através de: (i) sua formação e participação nas iniciativas e práticas da medicina preventiva e da educação popular, que nutriram a análise crítica da educação em saúde; (ii) sua presença como educador nos cursos de saúde pública em todo o país, exercitando com gestores, alunos, profissionais e professores a desconstrução das teorias e práticas da educação e da saúde; (iii) sua disposição ao diálogo transdisciplinar com as ciências humanas e sociais na busca de uma "sutura epistemológica" entre razão e paixão, capaz de responder aos dilemas e desafios do trabalho em saúde. Essas três trajetórias indicam que a atuação de "Quincas" deve ser entendida a partir de seu desassossego enquanto sanitarista e educador, engajado na produção de conhecimento e práticas sensíveis à complexidade do fenômeno da vida (AU).^ipt.
Descritores:Educação em Saúde
Saúde Pública
Prática Profissional
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001003275

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Id:349 - (883)
Autor:Pinto, Isabela Cardoso de Matos; Esperidião, Monique Azevedo; Silva, Iracema Viterbo; Soares, Catharina Matos; Santos, Liliana; Fagundes, Terezinha de Lisieux Quesado; Viana, Solange; Silva, Vinício Oliveira da; Anjos, Davllyn Santos Oliveira dos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Trabalho e educação em saúde no Brasil: tendências da produção científica entre 1990-2010^ipt / Work and education in health in Brazil: trends in scientific output between 1990-2010
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1525-1534, 2013. .
Resumo:O objetivo deste artigo é analisar as características da produção científica sobre educação e trabalho em saúde no Brasil no período de 1990 a 2010. Realizou-se um estudo de síntese a partir de resumos de artigos publicados em revistas brasileiras selecionados nas bases bibliográficas Scielo e Lilacs. Foram selecionados 532 trabalhos, categorizados a partir do ano de publicação, temática abordada e tipo de estudo. Observa-se o crescimento da produção de artigos no período analisado, mais especialmente a partir do ano de 2007. A principal temática investigada é a formação e a capacitação de profissionais de saúde, sendo que a maioria dos trabalhos nesta área analisa reformas curriculares, metodologias de ensino-aprendizagem e experiência de articulação ensino-serviço. Além deste tema, outras questões são estudadas tais como a configuração e as tendências do mercado de trabalho em saúde e as características do processo de trabalho em diversos espaços, a exemplo de unidades de atenção primária à saúde. Chama a atenção o número reduzido de estudos relacionados à formulação de políticas, planejamento e gestão do trabalho no âmbito das instituições públicas e privadas, bem como a escassez de trabalhos que apresentem reflexões de caráter teórico-conceitual acerca do tema (AU).^ipt.
Descritores:Recursos Humanos em Saúde
Educação em Saúde
Trabalho
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600002

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Id:325 - (859)
Autor:Batista, Sylvia Helena Souza da Silva; Jansen, Beatriz; Assis, Elaine Quedas de; Senna, Maria Inês Barreiros; Cury, Geraldo Cunha.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde^ipt / Education in Health: reflections from the Pro-Health and PET-Health Programs
Fonte:Interface comun. saúde educ;19(suppl 1):743-752, 2015. .
Resumo:Tem-se como objetivo refletir sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde. Trata-se de um estudo descritivo com o uso das ferramentas qualitativas da análise documental. A partir dos documentos e dados apreendidos, foram construídos como eixos analíticos: (1) raízes históricas – explorando origens; (2) Pró-Saúde e PET-Saúde: conhecendo trajetórias; (3) integração ensino-serviço: uma ideia-chave estruturante; (4) do desejo de mudança às práticas de integração e aprendizagem interprofissional: e por falar em potências e limites. Conclui-se que os Programas Pró-Saúde e Pet-Saúde têm potência significativa para atuarem como políticas indutoras da reorientação em saúde que sinalizam avanços no tocante à integração ensino-serviço e à formação interprofissional (AU).^ipt.
Descritores:Educação em Saúde
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Políticas Públicas
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500743&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:321 - (855)
Autor:Nespoli, Grasiele.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Os domínios da Tecnologia Educacional no campo da Saúde^ipt / The domains of Educational Technology in the field of healthcare
Fonte:Interface comun. saúde educ;17(47):873-884, 2013. .
Resumo:Este artigo apresenta os resultados de um estudo que investigou a formação discursiva da Tecnologia Educacional e sua relação com o contexto histórico, político e social da reforma sanitária brasileira, por meio de uma análise do acervo do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com base em noções teóricas da arqueologia de Michel Foucault, foram selecionados e analisados documentos que permitem identificar enunciados e avaliar as continuidades e descontinuidades discursivas que marcam a formação de domínios de saber acerca da Tecnologia Educacional. Conclui-se que foram constituídos três domínios de saber - instrução programada, integração ensino-serviço e educação em saúde - que colocam em disputa diferentes enunciados e possibilitam a passagem de uma visão tecnicista para uma visão crítica comprometida com a construção do Sistema Único de Saúde (AU).^ipt.
Descritores:Educação em Saúde
História
Tecnologia Educacional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:310 - (844)
Autor:Dias, João Vinícius dos Santos; Ferreira, Jaqueline.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contribuições da antropologia para o campo da educação em saúde no Brasil^ipt / Contributions of anthropology to the field of health education in Brazil
Fonte:Trab. educ. saúde;13(2):283-299, 2015. .
Resumo:O objetivo deste artigo é resgatar aspectos relativos à constituição da educação em saúde como campo científico. Mostra as principais transformações ocorridas desde as concepções autoritárias e etnocêntricas em relação a seus gruposalvo até as atuais propostas de educação popular de valorização do saber popular, inspiradas no pensamento de Paulo Freire. Defende que a postura do antropólogo em campo, ao buscar valorizar o saber do Outro como tão legítimo quanto o acadêmico, pode auxiliar os profissionais de saúde na prática de uma educação em saúde dialógica, para os grupos aos quais se destina. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Antropologia/eucc
Educação em Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200283&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:265 - (762)
Autor:Diehl, Eliana Elisabeth.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contribuição dos agentes indígenas de saúde na atenção diferenciada à saúde dos povos indígenas brasileiros^ipt.
Fonte:Cad. saúde pública;28(05):1-12, maio. 2012. .
Resumo:Os agentes indígenas de saúde (AIS), no Brasil, fazem parte de uma estratégia desenvolvida nas últimas duas décadas para a promoção de um modelo de atenção diferenciada à saúde indígena. Seu papel objetiva atender vários aspectos da política de atenção diferenciada, tais como o elo entre a equipe de saúde e a comunidade, e a mediação entre os saberes médico-científicos e os indígenas. Apesar do aumento significativo dos AIS nos últimos anos, falta ainda uma avaliação sobre suas competências e contribuições para a realização da atenção diferenciada. Este artigo, baseado em pesquisas realizadas pelas autoras e em uma revisão bibliográfica, analisa o papel do AIS por meio da sua incorporação, formação e participação nas equipes de saúde em diferentes contextos no país. Em que pese a importância dada ao papel do AIS, esta análise demonstra um conjunto de ambiguidades e contradições que dificulta o seu desempenho e uma contribuição maior para a atenção diferenciada. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Indígena
Acesso aos Serviços de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Brasil
 História do Século 20
 História do Século 21
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2012000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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Id:217 - (566)
Autor:David, Helena Maria Scherlowski Leal; Acioli, Sonia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mudanças na formação e no trabalho de enfermagem: uma perspectiva da educação popular e de saúde^ipt / Changes in work and nursing education a perspective of popular and health education
Fonte:Rev. bras. enferm;63(1):[127-131], jan.-fev. 2010. .
Resumo:Trata-se de uma discussão sobre a relação entre os pressupostos da educação popular e saúde e o trabalho e a formação em enfermagem. O texto possui três partes: apresentação do campo da educação popular, com breve histórico e demarcação de alguns pressupostos teórico-metodológicos; discussão dos desafios pedagógicos no trabalho e na formação, com base na proposta pedagógica desenvolvida na FENF/UERJ; e reflexão sobre a potencialidade da inserção de aspectos teórico-metodológicos da educação popular nos currículos de graduação em Enfermagem para o fortalecimento da perspectiva crítico-reflexiva na formação, para dar respostas aos desafios da realidade sanitária, e para o reconhecimento da dimensão pedagógica no trabalho de enfermagem, com vistas ao avanço democrático do Sistema Único de Saúde. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação em Saúde
Papel do Profissional de Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000100021&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:202 - (534)
Autor:Bispo Júnior, José Patrício.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação em fisioterapia no Brasil: reflexões sobre a expansão do ensino e os modelos de formação^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;16(3):[655-668], jul.-set. 2009. .
Resumo:Discute a formação em fisioterapia no Brasil, problematizando aspectos da expansão do ensino, o campo de atuação e o perfil profissional. A abertura de novos cursos atingiu acelerada expansão a partir de 1997, porém de forma desregulada, com privatização do ensino e concentração geográfica dos cursos. A ampliação do número de cursos e a maior oferta de profissionais não resultaram em maior acesso da população à assistência em fisioterapia. O modelo da formação adotado tem sido o curativo-reabilitador privatista, inadequado à nova realidade epidemiológica e ao atual modelo de atenção à saúde. Observam-se, nos últimos anos, o surgimento de iniciativas de mudanças no ensino da fisioterapia e a construção de outro perfil profissional.(AU)^ipt.
Descritores:Fisioterapia (Especialidade)
Educação Superior
Educação em Saúde
Capacitação Profissional
Sistema Único de Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702009000300005&lng=pt&nrm=iso

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Id:92 - (102)
Autor:Teixeira, Carla Costa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Interrompendo rotas, higienizando pessoas: técnicas sanitárias e seres humanos na ação de guardas e visitadoras sanitárias^ipt / Interrupting routes, hygienizing people: sanitary techniques and human beings in the actions of sanitary guards and educators
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[965-974], maio - jun. 2008. .
Resumo:O interesse maior deste artigo é compreender as conexões entre o manejo das tecnologias sanitárias e o manejo das pessoas, por meio das chamadas ações educativas vinculadas aos objetivos orientadores das técnicas implantadas. Com este objetivo, analiso a conformação de dois profissionais centrais à atuação do Serviço Especial de Saúde (1942-1960) e que parecem expressar em sua própria existência o vínculo indissolúvel entre concepções técnicas e concepções de ser humano: o guarda sanitário e a visitadora sanitária. Por meio dos manuais e programas de cursos utilizados na formação desses profissionais, busco compreender valores e concepções sobre o processo saúde/doença e as relações entre ser humano e ambiente vigentes à época, bem como acerca do próprio exercício das funções de guardas e educadoras sanitárias.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Saúde
Vigilância Sanitária
Higiene
Educadores em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300018&lng=pt&nrm=iso

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Id:86 - (96)
Autor:Pires-Alves, Fernando.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Informação científica, educação médica e políticas de saúde: a Organização Pan–Americana da Saúde e a criação da Biblioteca Regional de Medicina – Bireme^ipt / Scientific information, medical education and health policies: the Pan–American Health Organization and the creation of the Regional Library of Medicine – Bireme
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[899-908], maio - jun. 2008. .
Resumo:O artigo examina a gênese e os primeiros anos de funcionamento da Biblioteca Regional de Medicina (Bireme – OPAS), hoje Centro Latino–Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, no período compreendido entre 1963 e 1982. Ao fazê–lo, caracteriza a Bireme, simultaneamente, como aparato e como arena de negociação, inscrita nos processos mais gerais do desenvolvimento, da cooperação internacional, da informação em C&T, das políticas de saúde e do movimento de expansão e reforma do ensino médico. A narrativa tem como marco inicial a concepção de uma biblioteca regional de medicina para a América Latina, segundo um modelo proposto pela National Library of Medicine. Em seguida, o artigo caracteriza a trajetória inicial da Bireme como sendo a história da recepção deste modelo, percurso que refletiu os processos de crítica, no período, às formas pelas quais se davam a organização de serviços de atenção à saúde e a formação de seus recursos humanos. Indica que, a partir de 1976, um novo modelo resultou em efetiva modificação da agenda programática da Bireme, implicando aportes radicalmente distintos ao funcionamento do regime de informação em ciências da saúde vigente no Brasil e na América Latina.(AU)^ipt.
Descritores:Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde
Organização Pan-Americana da Saúde
Educação em Saúde
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Cooperação Internacional
História
Recursos Humanos em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300012&lng=pt&nrm=iso

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Id:82 - (92)
Autor:Fee, Elizabeth.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Divórcio entre teoria e prática: o sistema de treinamento em saúde pública nos Estados Unidos^ipt / Divorce between theory and practice: the system of public health training in the United States
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[841-851], maio. - jun. 2008. .
Resumo:Muitos analistas têm criticado a profunda separação entre saúde pública como é ensinada nas escolas de saúde pública e a praticada nos órgãos governamentais. Nos Estados Unidos, muitos membros do corpo docente de escolas de saúde pública jamais trabalharam em órgãos de saúde pública, poucos dos que trabalham em órgãos públicos têm certificados de escolas de saúde pública e a maioria recebe treinamento no local de trabalho. Este artigo busca identificar as raízes desta separação ou "divórcio entre teoria e prática". Mostra que a década de 1930 foi o principal período da educação em saúde pública voltada à comunidade, quando o peso da Grande Depressão e a verba disponibilizada pelo governo federal através da legislação do New Deal incentivaram programas de treinamento prático vinculados a comunidades locais e órgãos públicos. O "divórcio" teve início no período do pós–guerra como uma conseqüência não intencional do sistema de alocação de verbas para a educação médica e a pesquisa, em um momento de impopularidade generalizada da saúde pública durante a era McCarthy. As escolas de saúde pública eram, de modo geral, ignoradas na década de 1950 e começaram a adaptar a estratégia ainda vigente de usar verbas federais de pesquisa para ampliar seu corpo docente e instalações. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Educação em Saúde
Prática de Saúde Pública
História
Estados Unidos
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300007

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Id:67 - (77)
Autor:Abrao, Fátima Maria da Silva; Almeida, Maria Cecília Puntel de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Raízes da pré-institucionalização da enfermagem profissional na cidade do Recife (PE) - 1922-1938^ipt / Roots of the preinstitucionalization of professional nursing in Recife (PE), Brazil - 1922-1938
Fonte:Rev. bras. enferm;60(1):26-31, jan. - fev. 2007. .
Resumo:Estudo histórico-social realizado no sentido de compreender as raízes da pré-institucionalização da enfermagem profissional num dado campo organizacional. Contemplou os primórdios da enfermagem num contexto político-social da Primeira República, Segunda República, início do Estado Novo e período entre guerras. A teoria institucional e noção de campo de Bourdieu fundamentaram o estudo. O Hospital do Centenário como ambiente institucional, foi ponto de demarcação para o futuro campo organizacional da enfermagem profissional. No período de 1922 a 1938, evidenciou-se um campo organizacional emergente. Nele a Saúde Pública e o Estado tem presença marcante. Visitadoras de Saúde Pública, Educadoras Sanitárias despontam como as precursoras das bases profissionais da enfermagem. Há uma luta dos agentes envolvidos na formação desse campo, criando, desenvolvendo alianças e estratégias. (AU)^ipt.
Descritores:Serviços de Saúde Comunitária
Saúde Pública
Educação em Saúde
Enfermagem em Saúde Comunitária/hist
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000100005&lng=pt&nrm=iso

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Id:55 - (65)
Autor:Rocha, Heloísa Helena Pimenta.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A educação sanitária como profissão feminina^ipt / Sanitary education as a female profession
Fonte:Cadernos Pagu;(24):69-104, jan. - jun. 2005. .
Resumo:Tomando como ponto de partida o processo de institucionalização da educação sanitária em São Paulo, este artigo procura retraçar a trajetória de Maria Antonieta de Castro, profissional cuja atuação se confunde com a implementação de um novo modelo de intervenção em saúde pública, instituído pela Reforma Paula Souza em 1925. Por meio do exame da inserção dessa professora primária no campo da saúde pública, procura-se compreender a constituição de uma profissão que, lançando mão dos quadros do magistério, se configuraria em uma profissão predominantemente feminina.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Saúde/hist
Educadores em Saúde
Saúde Pública
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332005000100005&lng=pt&nrm=iso
Localização:OHS/ORH - C-04 - 018

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Id:5 - (15)
Autor:Schall, Virgínia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Alfabetizando o corpo: o pioneirismo de Hortênsia de Hollanda na educação em saúde^ipt / Literacy embodied: the pioneering work of Hortênsia de Hollanda in health education
Fonte:Cad. saúde pública;15(supl.2):149-159, 1999. .
Resumo:Entrevista com a professora Hortênsia de Hollanda, docente em Educação em Saúde. Apresenta a tragetória profissional da educadora e sua colaboração para o desenvolvimento da pesquisa na área de Educação em Saúde ^ipt.
Descritores:Educação em Saúde
Docentes
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1999000600015&lng=pt&nrm=iso
Localização:OHS/ORH - G-01 - 009



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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